Plantas que ajudam no bem-estar e otimizam espaço

dicas de como transformar espaços esquecidos da casa com plantas e espécies que purificam o ar, trazem equilíbrio e ajudam a promover bem-estar

Sabe aquele espaço vazio na sua casa que parece estar sempre pedindo algo, mesmo que você não saiba o quê? Pode ser um canto da sala, um aparador na entrada, um nicho alto no corredor ou até um espaço entre móveis. Esses cantinhos, muitas vezes esquecidos, têm um potencial enorme de se transformarem em pequenos refúgios de bem-estar e as plantas são, sem dúvida, uma das formas mais bonitas e acessíveis de fazer isso acontecer.

Além de decorativas, as plantas são verdadeiras aliadas da saúde emocional e física. Ter contato visual com o verde reduz os níveis de estresse, melhora a qualidade do ar e até influencia positivamente no humor e na produtividade.

O segredo para começar é observar se o local tem bastante luz natural ou se é mais sombreado. Se há circulação de ar ou é um local de passagem ou mais reservado. Com essas informações em mente, fica mais fácil escolher a espécie ideal para cada cantinho da casa.

Aqui vão algumas sugestões de plantas que se adaptam bem a ambientes internos e ajudam no bem-estar:

– Espada-de-São-Jorge: resistente e com forte simbologia de proteção, é ótima para entradas e corredores. Sobrevive bem em meia-sombra e demanda pouca água.

– Zamioculca: perfeita para quem não tem muito tempo, ela vai bem em locais com pouca luz e exige pouca rega. Ideal para escritórios ou salas de estar.

– Jiboia: planta versátil que pode ser usada pendente ou em vasos apoiados. Suas folhas verdes e rajadas crescem com facilidade.

– Lírio-da-paz: além da beleza das folhas e flores, ajuda a purificar o ar. Prefere ambientes de luz indireta e solo úmido.

– Lavanda: se você tem um cantinho com mais sol, vale apostar nessa planta aromática com efeito calmante.

– Babosa: ótima para o bem-estar da pele e fácil de cuidar. Precisa de luz natural direta por algumas horas ao dia.

– Samambaia: ideal para ambientes mais úmidos, como banheiros com luz natural ou cozinhas. O visual volumoso dá vida aos espaços.

Para valorizar ainda mais esses cantinhos verdes, os acessórios certos fazem toda a diferença. Suportes de vasos, cachepôs decorativos, cestas de palha, prateleiras de madeira e pedestais ajudam a elevar a planta, dar destaque e integrar com a decoração da casa. A Estrela do Lar oferece diversas opções para isso, com estilos que vão do rústico ao moderno, em tamanhos variados, perfeitos para cada tipo de ambiente.

Uma dica valiosa para espaços que são muito pequenos ou altos, aposte em plantas pendentes ou que crescem para baixo, como corações-emaranhados ou ripsális. Já se a ideia for trazer mais presença a um canto vazio da sala, invista em vasos maiores com palmeira-leque, areca-bambu ou dracena, que têm altura e movimento.

Mas se a rotina for agitada ou o ambiente não tiver iluminação suficiente, as plantas permanentes, também conhecidas como plantas artificiais, são excelentes opções. Com cada vez mais realismo e variedade de espécies, elas permitem criar um visual verde sem a preocupação com cuidados diários. Podem ser colocadas em qualquer cantinho da casa, até mesmo onde uma planta natural não sobreviveria. Na Estrela do Lar, você encontra uma seleção de plantas permanentes com acabamentos detalhados, que combinam com todos os estilos de decoração.