Quantos watts é ideal para sala?

Quantos watts é ideal para sala?

Quantos watts é ideal para sala?A quantidade ideal de watts para iluminar uma sala pode variar dependendo do tamanho da sala, da altura do teto, da finalidade da iluminação e das preferências pessoais. No entanto, vou fornecer uma orientação geral com base em algumas recomendações padrão para iluminação residencial.

Para uma sala de tamanho médio (aproximadamente 15-25 metros quadrados) com um teto de altura padrão (2,4 a 3 metros), uma iluminação geral adequada pode ser alcançada com aproximadamente:

  • Para iluminação LED: Entre 3000 a 5000 lúmens no total.
  • Para iluminação incandescente ou fluorescente: Entre 150 a 300 watts.

Vale lembrar que a eficiência energética dos LEDs é significativamente maior do que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes, o que significa que você pode obter a mesma quantidade de luz (ou até mais) usando menos watts com lâmpadas de LED.

No entanto, esses valores são apenas uma referência e podem variar com base nas preferências de cada pessoa. Algumas pessoas podem preferir uma iluminação mais brilhante, enquanto outras preferem uma iluminação mais suave e aconchegante. Além disso, a adição de luminárias direcionadas para tarefas específicas pode complementar a iluminação geral da sala.

Uma boa opção é usar várias fontes de luz, como luminárias de teto, lâmpadas de parede ou luminárias de chão, para criar diferentes níveis de iluminação na sala, permitindo ajustar a atmosfera de acordo com a ocasião.

Se você estiver procurando por uma iluminação mais personalizada ou quiser otimizar a eficiência energética, é sempre recomendável consultar um especialista em iluminação ou um eletricista para obter um projeto de iluminação adequado ao espaço e às suas necessidades específicas.

Compre em até 6x sem juros na nossa loja virtual, ofertas exclusivas todos os dias!

Leia também: