Jogos de memória: 3 dicas incríveis para fortalecer a memória das crianças

Jogos para fortalecer a memória das crianças

Os jogos para fortalecer a memória têm um papel fundamental no aprendizado das crianças. Uma memória em bom funcionamento é indispensável para que ela consiga atender as instruções e comandos mais complexos, sejam eles orais ou escritos, resolver problemas matemáticos e ler textos com fluência e compreensão.

Por isso, os pais e familiares podem ajudar a desenvolver e a estimular a memória a curto prazo das crianças em casa. Há diversas maneiras de fazer esse exercício diário, desde o recurso a um jogo da memória, até pedir à criança que conte, com suas próprias palavras, uma história que ouviu. Confira algumas dicas de jogos para fortalecer a memória das crianças.

1. Jogo para fortalecer a memória

Jogos para fortalecer a memória das crianças

O jogo de memória ajuda as crianças a memorizarem sobre determinados assuntos e objetos. Assim, nós da Estrela do Lar indicamos o Super Jogo da Memória Brasil e Mundo que ensina as crianças sobre os países e sobre os estados brasileiros. 

O objetivo do jogo é passar informações geográficas, que estimulam o raciocínio e a memorização de forma divertida e dinâmica. 

O jogo, que possui duas unidades e 100 peças, é perfeito para se jogar em grupos ou individual e é recomendado para crianças acima de seis anos. 

2. Jogos de alfabetização

Jogos para fortalecer a memória das crianças

A alfabetização é um processo muito importante na vida das crianças. O aprendizado sobre as letras e sobre os números precisa ser incentivada diariamente, tanto pelos pais, quanto pelas escolas. Uma dica da Estrela do Lar, é o jogo Achou

O brinquedo estimula as crianças no conhecimento das primeiras letras e números. Além disso, ele também aborda os tipos de formas geométricas, incentiva as crianças na coordenação motora fina, na percepção de encaixes e cores, e auxilia no processo de memorização. 

Este divertido jogo de encaixe é uma atividade fundamental na primeira infância e é indicado para crianças a partir de dois anos. 

3. Jogos de tabuleiro

Jogos para fortalecer a memória das crianças

O jogo de tabuleiro é dinâmico, inteligente e desafiador. Uma indicação da Estrela do Lar é o  Advinhe o Desenho. Em cada avanço no tabuleiro, as mais de 900 opções de palavras a serem desenhadas se tornam mais difíceis. 

Portanto, o objetivo do jogo é chegar ao final da trilha de pontos antes que todos os adversários. Por exemplo, quem acertar a maioria das imagens vence. O jogo é indicado para crianças acima de três anos, porém, a diversão está garantida para toda a família: todas as idades podem jogar o tabuleiro. 

Acima de tudo, o jogador precisa estar atento as figuras e formas a serem desenhadas. Para conhecer mais brinquedos que podem ajudar no desenvolvimento das crianças acesse o nosso site Estrela do Lar.

Leia também:
Brinquedos para aguçar a inteligência do seu bebê

Os 10 itens mais charmosos para o seu banheiro

Conjuntos de panelas lindos e práticos – 4 kits incríveis