Dia a dia

Dicas para churrasco: 5 toques para fazer um churras caprichado 

Dicas simples para deixar tudo mais gostoso

O Brasil é um país conhecido por diversas coisas. Seja o carnaval, o futebol ou a comida, nossa terra é cheia de atrativos. E o churrasco nacional também tem seu charme. A carne brasileira, sem dúvida, é uma das mais apreciadas no mundo. Enfim, confira dicas para churrasco que te ajudarão a merecer a fama que o país tem. 

Dicas para churrasco não envolvem apenas a carne e o preparo dela

assar carne da forma correta
(Thimo van Leeuwen)

Muitas coisas estão envolvidas em um churrasco perfeito. Assepsia, tipo de churrasqueira e até os acompanhamentos, por exemplo, fazem a diferença na hora de chamar os amigos. Sendo assim, as dicas a seguir serão bastante úteis e servirão para que você crie seu próprio estilo.

1 – Madeira de árvores frutíferas ajuda a dar um sabor extra

Dicas para um churrasco perfeito
(Emerson Vieira)

Junto ao carvão, use lascas de madeira de árvores frutíferas. Em suma, esse tipo de madeira traz um sabor suave, costuma ter menos impurezas e é rica em seiva. Pode ser maçã, pêssego, uvas e cereja, por exemplo. As nuances trazidas fazem a diferença no sabor da carne.

2 – Churrasqueiras a gás tiram um dos principais charmes do churrasco

churrasco perfeito
(Evan Wise)

A fumaça é essencial para o sabor característico do churrasco. Ou seja, é ideal que se use madeira, carvão, troncos… uma churrasqueira a gás é prática, sem dúvida, porém, não contribui com a fumaça necessária para o sabor. Ou seja, você até pode fazer um bom churrasco, mas não será um ótimo churrasco.

3 – Umedeça a madeira

dicas para fazer churrasco
(Vincent Keiman)

Se for fazer um churrasco com pedaços de madeira, é interessante umedecer as aparas. Isso, pois a umidade faz com que a produção de fumaça aumente. Portanto o sabor também fica mais acentuado. Deixar os pedaços na água por pelo menos uma hora antes de usá-los já ajuda bastante.

Leia também: 

Itens de praia: 5 coisas que aumentarão a diversão na piscina ou no mar 

Dicas de organização: 5 formas de ganhar espaço na casa 

Dicas de decoração em iluminação: 5 soluções para embelezar seu lar 

dicas para churrasco perfeito
(Felicia Buitenwerf)

4 – Cuide do equipamento

Tanto a churrasqueia quanto os itens usados no churrasco, como facas, garfos e tábuas, podem transmitir sabor à carne se não cuidados corretamente. Ou seja, quando comprar uma churrasqueira nova, deixe o fogo agir por cerca de uma hora antes de colocar a carne. Isso, em suma, ajuda a eliminar resíduos de graxa, plástico, borracha e metal.

5 – Deixe a carne descansar antes de consumir

Assar carne corretamente
(Danylo Suprun)

Deixar a carne descansar depois que sai da churrasqueira é importante para que os sulcos se fechem. Isso mantém a suculência, e evita que a carne seque. Não faça buracos na carne enquanto assa, pois isso contribui para a “fuga” do suco. Use espátulas e pinças para virar. 

como fazer churrasco
(Caroline Attwood)
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo